Plasoeste

+351 210 737 350 (Chamada para a rede fixa nacional)

info@plasoeste.com                              Área Reservada

Estamos comprometidos com o

Ambiente

ESG - Environmental Social and Governance

A sustentabilidade é para nós um tema chave, a Plasoeste está empenhada e comprometida em adotar medidas e desenvolver ações que promovam um desenvolvimento sustentável, aliando a responsabilidade ambiental, responsabilidade social e desenvolvimento económico.

Certificação ISO 14001

A Plasoeste considera o desempenho ambiental fundamental para um desenvolvimento sustentável. 

Nesse sentido, assumiu o compromisso para com a melhoria do desempenho ambiental, tendo certificado o seu sistema de gestão ambiental de acordo com a norma NP EN ISO 14001.

Com esta certificação a Plasoeste demonstra o seu compromisso com a proteção do meio ambiente.

Ações como reciclagem interna, a utilização de plástico reciclado como matéria prima, e a utilização de energias renováveis, são essenciais para a diminuição dos seus impactes ambientais.

 

BLUE ANGEL

Este rótulo ambiental é sinónimo de Sustentabilidade em Plástico Reciclado:

  • Incorporação de pelo menos 80% de plástico reciclado proveniente de pós consumo.
  • Não incorporação de substâncias poluentes.
  • 100% Reciclável.

A Plasoeste foi a primeira empresa do seu setor em Portugal a obter dois certificados Blue Angel em alguns dos seus produtos, mostrando assim o seu compromisso com o ambiente.

O Blue Angel foi o primeiro rótulo ambiental criado na Alemanha, em 1978, é uma certificação voluntária que segue normas ambientais rigorosas e é reconhecida como guia de referência para um modo de vida mais sustentável.

A certificação Blue Angel é sinónimo de um produto que cumpre critérios rigorosos de desempenho ambiental. Deste modo o consumidor, sabe que está a adquirir produtos de qualidade com menor impacte ambiental. Nos nossos produtos Blue Angel é assegurada uma incorporação de plástico reciclado pós consumo superior a 80%.

 

Economia Circular

A Plasoeste está alinhada com o conceito da economia circular, reciclando a totalidade dos seus desperdícios plásticos, incorporando os mesmos no seu processo de fabrico.

  • Reciclagem interna de mais de 1000 toneladas /ano.
  • Incorporação global de matérias primas recicladas
  • Processo de fabrico limpo sem emissões gasosas nem efluentes líquidos

De onde vem o plástico?

Sabia que…

O petróleo quando é extraído vai para uma refinaria, onde é destilado, para se produzirem os combustíveis, sobrando um resíduo chamado nafta.

É com a nafta que se produz o plástico, ou seja o plástico nasce do aproveitamento de um resíduo que de outra forma teria de ser queimado.

O Plástico é o material com menor impacte ambiental quando comparado com as suas alternativas, de acordo com os seguintes estudos:

Estudo Canadiano Recyc-Québec (2017)

Estudo da Agência de Proteção Ambiental Dinamarquesa (2018)

 

 

Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)

A 1 de janeiro de 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Plasoeste faz parte do esforço global para atingir estes ambiciosos objetivos até 2030.

Aqui ficam alguns exemplos de iniciativas da Plasoeste alinhadas com os vários objetivos: 

Sistema de aproveitamento de águas pluviais, que são encaminhadas para utilizações não potáveis nomeadamente a rega ou as descargas sanitárias.

Este sistema permite uma poupança superior a 1,5 milhões de litros de água potável por ano e corresponde a 60% de todo o consumo de água da Plasoeste.

O processo industrial de produção e reciclagem existente na Plasoeste não consome água na sua operação.

Central de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo com capacidade produtiva superior a 1GWh, a qual permite abastecer cerca de 25% do consumo total de energia elétrica.

Instalações providas de carregadores para viaturas elétricas, tanto para colaboradores como visitantes.

Sistema interno para aquecimento das águas dos banhos exclusivamente por permutação de calor gerada pela produção da fábrica, não recorrendo a qualquer outra fonte de energia.

Existem ainda outros aproveitamentos térmicos no processo produtivo com vista à redução de consumo de energia.

Modernização das instalações, com investimento em tecnologia de ponta e automatização de processos.

Desenvolvimento de projetos de I&D para inovação de produtos.

Otimização de espessuras no sentido de redução da utilização de plástico nos produtos fabricados.

Todos os produtos fabricados são mono-material o que os torna 100% recicláveis.

Desenvolvimento de formulações para o aumento da incorporação de plástico reciclado, atingindo-se 100% de reciclado em alguns produtos.

Sistema de Gestão Ambiental certificado em conformidade com a norma ISO 14001.

Colaboração direta em projetos de I&D com vista ao aceleramento da biodegradibilidade de matérias primas compostáveis.

Articulação com o Roteiro para a Descarbonização da Indústria dos Plásticos levado a cabo pela Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos.

Possibilidade de produção com matéria prima de origem não fóssil.

Compromisso com a Operação Clean Sweep (https://www.opcleansweep.org/), com o objetivo de zero perdas de pellets no ambiente.

Possibilidade de utilização de plástico reciclado proveniente de artes de pesca com vista à redução de lixo marinho.

 

Plastics Summit - Global Event

O Plastics Summit – Global Event 2022 apresentou-se como um evento disruptivo, um fórum de ideias, com o objetivo de reunir todos os “stakeholders” no sentido de obter convergência entre as suas diferentes visões e apresentar soluções abrangentes e envolventes para toda a cadeia de valor dos plásticos, bem como promover a consciencialização da cidadania climática com base nos pilares da Saúde Planetária.

Este evento teve como objetivo envolver toda a cadeia de valor dos plásticos, resultando numa visão e ação globais para criar um futuro mais sustentável e circular com os plásticos.

O Plastics Summit – Global Event 2022 resultou numa declaração de compromisso que traduziu uma visão e ação globais para criar um ambiente mais sustentável e um futuro circular com os plásticos, declaração essa que a Plasoeste subscreveu.

O próximo Plastics Summit terá lugar a 06 de outubro de 2025 em Lisboa, sob a organização da APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos, com o suporte das suas congéneres ANAIP, ABIPLAST e ANIPAC A.C., e esperamos contar com a sua presença.

error: Content is protected !!